Estive a Ler: Segredos Obscuros, Sebastian Bergman #1


O homem não era um assassino.

Michael Hjorth nasceu em 1963 em Visby. Sempre amou filmes e livros e hoje é um dos guionistas e produtores mais talentosos da Escandinávia. É um dos fundadores da produtora de sucesso Tre Vänner, responsável pela primeira comédia de grande sucesso da Suécia assim como por alguns dos guiões dos filmes da série Wallander, de Henning Mankell.

Hans Rosenfeldt nasceu em 1964 em Borås. Trabalhou como tratador de leões-marinhos, motorista, professor e ator até 1992, quando começou a escrever para a televisão. Escreveu guiões para mais de 20 séries e já foi apresentador de programas de rádio e televisão. É o criador da série sueca de maior sucesso – a premiada série policial Bron (The Bridge), reproduzida em mais de 170 países e com remakes nos EUA, com o mesmo nome, e em França (The Tunnel).

Juntos, os dois autores escreveram a série policial nórdica Sebastian Bergman, publicada em Portugal pela Suma de Letras, com tradução de Jorge Pereirinha Pires e um total de 544 páginas.

Roger Eriksson, um adolescente de origens humildes com poucos amigos, é brutalmente assassinado. O corpo é encontrado com graves sinais de esfaqueamento e o coração arrancado. Quem teria motivos para o matar? A polícia de Västeras não encontra soluções e precisa recorrer à equipa da Riskmord para resolver o caso. Quem é admitido nesta investigação é o psicólogo criminal Sebastian Bergman, com um passado ligado à equipa, mas os seus motivos não são os mais simpáticos.

Hjorth e Rosenfeldt uniram-se para escrever um policial e o resultado foi um estrondoso sucesso, com uma repercussão internacional de tal forma significativa, que é raro não encontrar livros desta saga nos lugares de destaque das secções de policial. A série Sebastian Bergman foi adaptada pela TV sueca entre 2010 e 2013, com o título original Den fördömde e protagonizada pelo actor sueco Rolf Lassgärd.

Fonte: Suma de Letras

Segredos Obscuros é o primeiro título desta saga com meia dúzia de volumes já publicada por cá; desde logo destaco as capas e os títulos, que me chamaram a atenção e me convenceram a avançar para a sua leitura. A escrita dos dois autores parece-me homogénea. Não sei de que modo dividiram a escrita dos livros mas o resultado final não me desapontou.

A escrita é seca e insípida, mas demonstra solidez e flui muito bem. A trama começa de forma lenta, arrastada e repetitiva. Apesar de nos deixar logo com a “pulga atrás da orelha” para desvendar o homicídio macabro, foca-se demasiado na tragédia que abraçou o protagonista, e na nulidade de vida que possui quando começa este volume.

Sebastian Berman vai-se revelando uma personagem incrível. Óptimo como psicólogo criminal e peça crucial para os avanços na investigação, tanto os seus traumas pessoais como as suas nuances de personalidade transformam-no num ser humano tão adorável como odioso. Camada sob camada, o livro reflete como ninguém é bom em tudo nem precisa ser, mas sublinha que cada um deve apostar naquilo em que faz de melhor.

Desde que a equipa da Riskmord entra em cena, o livro melhora substancialmente. Torkel, Ursula e Vanja têm histórias maravilhosas que são brilhantemente desenvolvidas ao longo do livro. Posso dizer que a investigação do homicídio me conduziu para lugares longe do que imaginava, fui agradavelmente surpreendido pelo ritmo e pelas sucessivas revelações e a revelação do último capítulo do livro é a cereja no topo do bolo.

Avaliação: 8/10

Um comentário em “Estive a Ler: Segredos Obscuros, Sebastian Bergman #1

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close