Fala-se de: Dune (2021)


Pelas mãos do realizador Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) a icónica obra-prima de Frank Herbert Dune ganha uma nova adaptação nos cinemas em 2021, depois da película de David Lynch em 1984 e da mini-série de 2000, pelo canal Sci-Fi. Villeneuve colabora também na produção ao lado de Mary Parent, Cale Boyler e Joe Caracciolo Jr e no argumento com Eric Roth e Jon Spahits. A música é de Hans Zimmer e a edição de Joe Walker, sendo a Legendary Entertainment a produtora e a Warner Bros. Pictures a distribuidora.

Dune é passado num futuro longínquo, onde o universo é regido pelo Imperador. Embora tão não seja explícito no filme, que traz uma perspectiva mais Star Wars (série cinematográfica que se inspirou amplamente neste livro), nesse universo os computadores e robots foram extintos, porque os homens temiam que eles os suplantassem. O governo é distribuído através de um sistema de feudos, sendo que cada Casa importante do Universo tem um representante para os governar – o duque.

Há uma série de papéis a desempenhar nessas casas ducais: do Mentat, o sujeito treinado para todo o tipo de cálculos complexos, indispensável pela falta de computadores, às Bene Gesserit, uma ordem de mulheres com poderes cognitivos acima da média, com um papel muito específico no que diz respeito ao desenvolvimento da evolução humana. As casas mais importantes neste universo são os Atreides, uma família honrada, sediada em Caladan, e os Harkonnen, família cruel residente em Giedi Prime, que inclui o barão Vladimir (Stellan Skarsgard), o seu sobrinho Rabban (Dave Bautista) e o mentat Piter (David Dastmalchian).

No início do filme, vemos o duque Leto Atreides (Oscar Isaac), a sua concubina Jessica (Rebecca Ferguson) e o filho Paul (Timothée Chalamet) a lidarem com a generosa oferta do Imperador à Casa Atreides: o desértico planeta Arrakis, que durante muito tempo foi governado pelos cruéis Harkonnen. Será um passo decisivo para Leto, mas qual o papel dos Harkonnen nesse jogo político? Que ameaça podem ainda representar?

Arrakis é um planeta fantástico, habitado pelos fremen, uma raça muito peculiar onde se encontram as personagens Stilgar (Javier Bardem) e Chani (Zendaya). Ali, a moeda corrente é a água, um bem raro, e os seus habitantes consomem uma incrível especiaria – a melange -, que lhes confere uma tonalidade azul na totalidade dos olhos, especiaria essa muito cobiçada pelo Império. Ali também conhecemos os imensos vermes de areia, figuras imensas que os povos nómadas usam como transporte.

É nesse cenário que os Harkonnen enfrentarão os Atreides. Mais do que uma casa bem defendida por homens como Gurney Hallek (Josh Brolin) e Duncan Idaho (Jason Momoa), os Harkonnen terão de enfrentar algo que pouco conhecem: o poder do amor. O amor de Leto por Jessica, uma Bene Gesserit, e pelo filho de ambos, Paul, um rapaz destinado a grandes coisas. É este Paul, o filho que não devia ser homem, que protagoniza esta história. O Messias profetizado pelos fremen.

O filme é maravilhoso a nível de fotografia, de desempenho por parte dos actores e de atenção aos detalhes. Villeneuve consegue projectar o que de melhor fez nos seus filmes anteriores e transpô-los para uma narrativa densa e credível, numa homenagem mais do que justa ao criador Frank Herbert. Há uma grande sensação de melancolia a permear o filme, duas horas e meia que passam rapidamente.

Para além de passar num ápice, permeando grandes cenas de acção com profundidade ao nível do protagonista, o filme deixa-nos com a sensação de abandono, como se tivesse sido apenas o primeiro episódio de uma série e não nos basta esperar uma semana para ver o próximo. Não acredito que apenas mais um filme faça justiça à obra original. O segundo filme foi apenas confirmado após a estreia e devemos ter de esperar pelo menos dois anos pela continuação.

Avaliação: 8/10

Um comentário em “Fala-se de: Dune (2021)

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close