“Começou quando abandonámos o lar e fomos para o espaço”, Senciente
O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS LIVROS RECKLESS VOLUME 1, SENCIENTE, PRIMORDIAL E “BEBIDA DE GUERRA”, QUINTO VOLUME DE MOONSHINE (FORMATO BD)
RECKLESS VOLUME 1
Press release:
Conheçam Ethan Reckless: os vossos problemas são o trabalho dele, por um preço. Um ex-radical dos anos 60, com as cicatrizes que o provam, Ethan tem tanto de cobrador de dívidas, como de detective privado e bola de demolição. Mas, quando uma fugitiva dos seus tempos da Weather Underground lhe pede ajuda, Ethan terá de enfrentar a única coisa que ainda teme… o seu próprio passado.
É sexo, drogas e homicídio numa Los Angeles dos inícios dos anos 80, quando Ed Brubaker e Sean Phillips, os criadores dos best-sellers CRIMINAL, FATALE, KILL OR BE KILLED e PULP lançam a sua primeira série de romances gráficos com uma arrebatadora nova perspectiva do herói clássico dessa época.

Ed Brubaker é um dos mais aclamados escritores da banda desenhada actual, ganhando cinco prémios Eisner e Harvey de melhor argumentista nos últimos dez anos. O seu trabalho best-seller com Sean Phillips em CRIMINAL, FATALE e THE FADE OUT foi traduzido em todo o mundo com grande aclamação, e os filmes da Marvel com a sua co-criação, O Soldado do Inverno, foram todos sucessos de bilheteria internacionais. Ed mora em Los Angeles com a sua esposa e
o seu louco cão, onde trabalha em BD, cinema e televisão.
Sean Phillips desenha banda desenhada profissionalmente desde os quinze anos. O vencedor dos Eisner Awards trabalhou para todas as grandes editoras. Desde que desenhou Sleeper, Hellblazer, Batman, X-Men, Marvel Zombies e Stephen King’s The Dark Tower, Sean concentrou-se em livros pertencentes a criadores, incluindo Criminal, Kill Or Be Killed, Incognito, Fatale e The Fade Out. Mora em Lake District, no Reino Unido.
Opinião: Reckless é a nova série da G Floy escrita e desenhada pela célebre dupla Ed Brubaker e Sean Phillips, também conhecidos por Fatale, The Fade Out e Criminal. Esta nova série vem na senda das anteriores, com muito sexo, sangue e álcool, ilustrações lindíssimas com cores a condizer. O argumento é o do típico filme de ação noir, decadente, mas que consegue sempre trazer algo de novo. É uma série para continuar a ler.
Avaliação: 8/10

SENCIENTE
Press release:
BEM-VINDOS À U.S.S. MONTGOMERY! Quando um ataque separatista mata todos os adultos a bordo de uma nave em viagem pelo espaço, cabe a Valarie, uma inteligência artificial, ajudar as crianças da nave a sobreviver. Porém, com forças perigosas no seu encalço, poderá Valarie tornar-se mais do que aquilo que foi programada para ser… uma salvação para estas crianças?
Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, com uma carreira como escritor e artista de romances gráficos de sucesso. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, e venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com Black Hammer, e em 2019 com este Gideon Falls. Uma das suas mais recentes obras foi o romance gráfico Roughneck, já editado pela G. Floy no nosso país e que a Publishers Weekly descreveu como um livro “poderoso”.
Gabriel Hernandez Walta é um artista vencedor do prémio Eisner, responsável por títulos como The Vision, Occupy Avengers, Astonishing X-Men e Doctor Strange. Começou a sua carreira na ilustração infantil e na pintura. Actualmente vive e trabalha em Granada, Espanha.
Opinião: Se julgamos que Jeff Lemire não se consegue reinventar, eis que mais uma obra dele nos deixa de queixo caído. Com a assinatura gráfica do célebre Gabriel Hernandez Walta, Senciente foi publicado pela G Floy em Portugal. Trata-se de mais uma incursão espacial do autor, num álbum protagonizado por crianças e inteligências artificiais, com várias cenas de puro horror pelo caminho. Super recomendo.
Avaliação: 8/10

PRIMORDIAL
Press release:
Ficção científica alucinante e um thriller da Guerra Fria colidem nesta série de seis capítulos da
equipa criativa do best-seller e vencedor do prémio Eisner, GIDEON FALLS!
Em 1957, a URSS fez história ao lançar uma cadela chamada Laika para a órbita da Terra. Dois anos mais tarde, os EUA responderam com dois macacos, Able e Baker. Estes animais nunca regressaram. Mas o que ninguém sabia era que eles não morreram em órbita… foram levados. E, agora, estão a regressar a casa.
“Em suma, um comic indispensável para fãs de ficção científica, fãs de Lemire, fãs de Sorrentino e fãs da Image”. Black Nerd Problems
Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, com uma carreira como escritor e artista de romances gráficos de sucesso. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, e venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com Black Hammer, e em 2019 com este Gideon Falls. Uma das suas mais recentes obras foi o romance gráfico Roughneck, já editado pela G. Floy no nosso país e que a Publishers Weekly descreveu como um livro “poderoso”.

Andrea Sorrentino é um autor italiano com uma longa carreira na DC Comics e na Marvel. Foi nas páginas da revista Green Arrow que colaborou pela primeira vez com Lemire, com grande sucesso. Os dois voltariam a reunir-se nas páginas de Old Man Logan, já depois de Sorrentino ter assinado em exclusivo pela Marvel, uma colaboração que abriria caminho para a criação de Gideon Falls, na qual se concentra desde 2018.
Opinião: Mais uma BD de Lemire. Mais uma BD da dupla responsável pelo incrível Gideon Falls. Num único álbum, a G Floy publica a mais recente obra dos dois autores em colaboração, Primordial. Pode-se dizer que as semelhanças com Gideon Falls se ficam pela autoria, mas a verdade é que a vertigem que a arte de Sorrentino apresentou na série gráfica é semelhante à deste livro. É um livro parco em palavras mas tocante, de fazer soltar uma lágrima. Quem não se comoveria se a lendária Laika regressasse ao mundo dos vivos?
Avaliação: 8/10
MOONSHINE VOLUME 5 – BEBIDA DE GUERRA
Press release:
A galardoada equipa criativa por detrás do clássico 100 Bullets traz-nos a conclusão selvática
desta série brutal.
Lou Pirlo, o gângster tornado lobisomem, regressa finalmente às raízes em Nova Iorque. E não podia ter voltado em pior altura, com o fim da lei seca e dos dias felizes de quem ganhava a vida com o contrabando de álcool. E, com a guerra iminente entre Joe o chefe e os Holt, a vida de Lou está prestes a tornar-se mais cabeluda ainda.

Brian Azzarello é um dos mais conhecidos argumentistas dos comics americanos. A sua carreira iniciou-se na Vertigo, e um dos seus primeiros sucessos foi Johnny Double, que marcou também a sua primeira colaboração com Eduardo Risso, e que levaria pouco tempo depois ao lançamento de 100 Balas, talvez a mais conhecida obra desta dupla. Depois de muitos anos de trabalhos diversos para as principais editoras americanas, DC e Marvel, notabilizou-se mais recentemente pela sua colaboração com Frank Miller em The Master Race, a saga de Batman que é a conclusão de O Regresso do Cavaleiro das Trevas.
Eduardo Risso construiu uma longa carreira de sucesso na sua Argentina Natal e na Europa, com destaque para os mercados italiano e espanhol, mas depois de ter ilustrado Johnny Double para Azzarello, o bom entendimento entre ambos levou a que iniciassem a série 100 Balas, que os propulsou para o estrelato dos comics. Ao longo dos anos colaborou extensamente com Azzarello, embora tenha também assinado álbuns para outros escritores, de que um bom exemplo é Wolverine: Logan, publicado pela G. Floy, com argumento de Brian K. Vaughan. Em 2018, Risso desenhou também o primeiro álbum de Torpedo em quase quinze anos, e neste Moonshine assina também as cores.
Opinião: E que final para este Moonshine, hein? Bebida de Guerra é o quinto e último volume da série gráfica de Azzarello e Risso que nos traz lobisomens em plena Lei Seca, numa trama que alia a aura dos lendários gangsters americanos ao sobrenatural norte-americano. Ainda estava a ler a BD e já sentia saudades de Pirlo, Tempest, Delia, e de todas as personagens incríveis desta série. Talvez a melhor BD que já li este ano até ao momento.
Avaliação: 9/10
Pingback: As Escolhas de 2022 – Notícias de Zallar