Estive a Ler: Paper Girls #1 a #6


Eles ‘tão a fugir!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA OS SEIS VOLUMES DE PAPER GIRLS

Os autores:

Brian K. Vaughan é um escritor americano de banda desenhada e séries de TV. Os seus trabalhos mais conhecidos são “Y: The Last Man”, “Ex Machina”, “Runaways”, “Pride of Baghdad”, Saga” e “Paper Girls”. Escreveu, editou e produziu as temporadas 3,4 e 5 de “Lost“. Escreveu para a DC Comics, Marvel Comics e Dark Horse Comics. Premiado com vários prémios: Eisner 2005 para Melhor Nova série com Ex Machina, Melhor argumento c Y: The Last Man, Runaways e Ex Machina; Melhor escritor 2013 e 2014 com Saga e Melhor Nova série e melhor escritor com Paper Girls, em2016.

Cliff Chiang é um artista americano de bd que iniciou a sua carreira como assistente na DC Comics e atualmente é ilustrador. É conhecido por trabalhos como Human Target, Beware The Creeper e Wonder Woman. Formou-se em Harvard em literatura inglesa e artes visuais.

Fonte: Devir

Sinopses:

Vol. 1: Nas primeiras horas a seguir ao Halloween de 1988, quatro raparigas de 12 anos distribuidoras de jornais, descobrem a mais importante história de todos os tempos.

Nesta série, de êxito estrondoso, sobre nostalgia, primeiros empregos e os últimos dias da infância, colidem o drama suburbano e os mistérios sobrenaturais.

Vol. 2: Depois de sobreviver à noite mais estranha das suas vidas, no subúrbio de Cleveland, as intrépidas entregadoras de jornal, Erin, Mac e Tiffany são arremessadas do ano de 1988 para o distante e assustador futuro… no ano de 2016.

Fonte: Devir

Vol. 3: Erin, Mac e Tiffany, distribuidoras de jornais, conseguem finalmente reunir-se, no passado pré-histórico, com KJ, a sua amiga há muito perdida. Aí descobrem as origens secretas das viagens no tempo e dispõem-se a usar todos os meios necessários para voltar para casa.

Paper Girls recebeu em 2016 o Prémio Eisner para Melhor Nova Série e Melhor Desenho/Cores e o Prémio Harvey para Melhor Nova Série e Melhor Escritor.

Vol. 4: Na maior e mais estranha das aventuras de Paper Girls até ao momento, Tiffany e as suas colegas distribuidoras de jornais são atiradas dos tempos pré-históricos para o ano 2000, onde finalmente conseguem obter algumas respostas para aquilo que se está a passar.

Fonte: Devir

Vol. 5: Pode alguém escapar ao seu destino?

É o que Mac e as suas colegas distribuidoras de jornais Erin, Tiffany e KJ têm de descobrir enquanto viajam do ano 2000 para uma perigosa versão da cidade de Cleveland, no Ohio, EUA, distante no futuro.

Além disso, é finalmente revelada a secreta verdade por detrás do misterioso «Grande Pai» que persegue as raparigas através do tempo.

Vol. 6: Após sobreviverem a aventuras no passado, no presente e no futuro, as Paper Girls de 1988 partem para a sua derradeira jornada.

Opinião: De forma a matar saudades de Brian K. Vaughan e numa espécie de preparação para Saga, cujo próximo volume está quase aí, decidi ler outra obra de grande envergadura do autor. Paper Girls foi recentemente publicada pela Devir em Portugal e estreou este ano a adaptação para série de TV pela Amazon Prime. A saga de 6 volumes tem arte de Cliff Chiang, que não me impressionou de início mas acabou por me satisfazer bastante.

A série acompanha quatro raparigas que distribuem jornais nas suas bicicletas e, após o Halloween de 1988, veem-se cruzadas numa Cleveland de várias dimensões e espaços temporais, o que resulta numa aventura verdadeiramente insana, como Vaughan tão bem nos habituou. Apesar de não chegar ao nível de Saga, na minha opinião, Paper Girls revelou-se uma ótima leitura e entretenimento de grande qualidade.

Avaliação: 7/10

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s