Estive a Ler: O Restaurante no Fim do Universo, À Boleia Pela Galáxia #2


Filho d’uma constelação badalhoca!

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO”, SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE À BOLEIA PELA GALÁXIA

Douglas Adams estudou na Brentwood School, em Essex, e no St. John’s College de Cambridge, onde se formou em Literatura Inglesa. Passou vários anos a trabalhar em programas de rádio e de televisão, assim como a escrever, a representar e, por vezes, a dirigir produções teatrais em Londres, Cambridge e no festival Fringe de Edimburgo.

Foi também porteiro de hospital, construtor de celeiros, guarda-costas, produtor de rádio e autor de guiões para a série de culto da BBC Doctor Who. Colaborou com os Monty Python em vários projetos e ficou conhecido pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, cujo segundo volume a Saída de Emergência publicou este ano com o título O Restaurante no Fim do Universo, com tradução de Renato Carreira e um total de 224 páginas.

Há livros que têm impactos diferentes em nós dependendo do momento das nossas vidas. À Boleia Pela Galáxia, de Douglas Adams, é uma belíssima space opera de comédia, um hino ao absurdo e uma crítica mordaz a tudo o que é levado muito a sério na vida. Mas confesso, o primeiro volume não encontrou em mim um leitor tão capaz de o degustar como o fiz com este segundo livro.

“O Restaurante no Fim do Universo possui uma estética muito cartoonesca, com aventuras tão infantis como terrivelmente adultas, afinal por detrás de cada evento há uma mensagem a passar.”

Para quem não sabe o que esperar desta saga, posso dizer para desconstruírem qualquer ideia de uma jornada com cabeça, tronco e membros, de uma ideia muito definida do caminho que a história irá traçar ou sequer de batalhas ou traições. O autor não sabe o que fazer com as personagens e limita-se a divertir-se com elas, divertindo-nos também e passando inúmeras mensagens sociais pelo caminho.

Esta série é um autêntico desenho animado, com personagens muito peculiares atiradas para um universo que já não é o que era. Arthur Dent é um humano que vê o planeta Terra (que afinal não é um planeta mas um computador construído para responder a uma única pergunta) destruído, para que a raça particularmente sádica dos vogons possa construir uma via rápida. Torna-se o último sobrevivente da Terra, mas não ficará sozinho por muito tempo.

Acompanham-no os melhores amigos que podia esperar (bem, nem tanto). Ford Prefect é pesquisador de campo do guia “À Boleia Pela Galáxia” e um conhecido de longa data, Zaphod Beeblebrox é o ex-Presidente da galáxia e possui duas cabeças, três braços e uma infinidade de antepassados que talvez sejam seus descendentes, Tricia McMillan, uma refugiada da Terra, e Marvin o deprimido e insuportável androide.

O grupo não para muito tempo no mesmo sítio, porque de naves espaciais a máquinas do tempo até a prédios de editoras com elevadores medricas, as experiências deles são muito díspares e rápidas. No entanto, o clímax acontece mesmo no restaurante que dá nome ao livro e que é palco das experiências mais inusitadas, capazes de formar um nó no estômago e de fazer-nos rever os nossos hábitos alimentares.

O Restaurante no Fim do Universo possui uma estética muito cartoonesca, com aventuras tão infantis como terrivelmente adultas, afinal por detrás de cada evento há uma mensagem a passar. Douglas Adams deixou-nos em 2011, mas desde guiões de Doctor Who até a esta incrível série de aventuras, o seu legado perdurará na memória de muitos.

Avaliação: 9/10

Este livro foi gentilmente cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.

À Boleia Pela Galáxia (Saída de Emergência):

#1 À Boleia Pela Galáxia

#2 O Restaurante no Fim do Universo

Fontes:

Imagem #1: Fotografia do filme À Boleia Pela Galáxia com Martin Freeman como Arthur Dent;

Imagem #2: Capa do livro O Restaurante no Fim do Universo pela Saída de Emergência;

Imagem #3: Representação animada da versão radiofónica de The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy: The Hexagonal Phase.

2 comentários sobre “Estive a Ler: O Restaurante no Fim do Universo, À Boleia Pela Galáxia #2

  1. Pingback: As Escolhas de 2022 – Notícias de Zallar

  2. Pingback: Vamos Falar Sobre 2022? – Notícias de Zallar

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s