Estive a Ler: Dragon Keeper [The Rain Wild Chronicles #1]


Voltar à escritora Robin Hobb é sempre uma bênção, e após dois ou três anos sem ler nada dela voltei com esta edição em inglês da Harper Collins. Dragon Keeper é um de quatro volumes, tendo os dois primeiros as características de um único livro.

Sinopse: A primeira parte de dois livros de uma das maiores escritoras do género fantástico. Dragon Keeper marca o regresso dos fãs ao amado mundo de Hobb, cheio de dragões, navios mágicos e personagens inesquecíveis (tradução livre).

Autora: Robin Hobb é um pseudónimo de Margaret Ogden, nasceu na Califórnia em 1952 e licenciou-se em Comunicação na Universidade de Denver, Colorado. É também autora de livros de fantasia contemporânea sob o pseudónimo Megan Lindholm. Após alguns anos a viver no Alasca, reside actualmente em Tacoma, Washington.

Opinião: Que saudades eu tinha dos Navios Vivos e dos temperamentais dragões de Robin Hobb. Nesta série Rain Wild Chronicles, reencontro personagens como Leftrin ou Alise, que estiveram presentes na reta final da Saga do Assassino.

Um dragão de Hobb, por Jackie Morris

A toada, porém, é diferente. A autora aposta em descrever um povo em turbilhão, os dramas pessoais e os ditames de uma época, o espetro da guerra, e coloca paralelamente a isso o preconceito e a falta de fé que os humanos colocam nos dragões.

Os dragões lutam pela sobrevivência da espécie e a escritora narra deliciosamente as suas dinâmicas, o papel das personagens no desenvolvimento das relações e a narrativa é enriquecida pela escrita maravilhosa de Hobb.

É um livro sem grandes aventuras, nem batalhas, é sobretudo sobre debate e desenvolvimento, mas os dramas dos protagonistas, a forma como crescem como personagens e ganham textura para o leitor torna Dragon Keeper mais um livro muito bom da escritora.

Avaliação: 9/10


Avatar de Nuno Ferreira

Comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com