Estive a Ler: A Guerra é para os Velhos


Fiz duas coisas no dia em que completei setenta e cinco anos. Visitei a campa da minha mulher. E, a seguir, ingressei no exército.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO A GUERRA É PARA OS VELHOS

John Scalzi é um autor norte-americano, conhecido pela sua série de ficção científica The Old Man’s War. Contribuiu ainda para a Ficção Especulativa como presidente da associação Science Fiction and Fantasy Writers of America e como consultor criativo da série de TV Stargate Universe. Foi nomeado por diversas vezes para os prémios Hugo e Nebula, tendo sido premiado com o primeiro em 2013 com o romance Redshirts. Venceu ainda em 2008 o Hugo para Best Fan Writer graças às suas publicações no blogue Whatever.

O primeiro volume da série The Old Man’s War foi o único livro do autor traduzido em Portugal, no já distante ano de 2009, na Coleção 1001 Mundos da Gailivro. Na tradição da melhor ficção científica norte-americana, a história acompanha a aventura militar de um septuagenário. A Guerra É Para Os Velhos, o título nacional, conta com um total de 328 páginas e tradução de Luís Filipe Silva.

Resultado de imagem para old man's war
Fonte: https://www.barnesandnoble.com/blog/sci-fi-fantasy/7-things-you-might-not-know-about-john-scalzis-old-mans-war/

É a primeira vez que leio John Scalzi e fico contente por o ter feito ainda este ano. A Guerra É Para os Velhos é um livro que queria ler muito, e já há algum tempo, não só por ser um livro referenciado por muitos como das melhores ficções científicas publicadas em Portugal, como por ter sido somente publicado o primeiro volume, quando a série merecia e muito continuar a ser publicada. Quanto a isso, só posso dizer que é verdade. A série merecia e muito continuar a ser publicada.

“A Guerra É Para Os Velhos é um bom livro de ficção científica, porém não o achei nada de genial.”

No entanto, a leitura acabou por não ser bem aquilo que eu esperava. O livro é leve, lê-se muito bem, tem muitas minúcias científicas bem exploradas e questões como o uso do ADN e viagens por velocidade de luz bem explicadas e doseadas ao longo do livro. A linguagem é, ao mesmo tempo, muito acessível, há uma toada de bom humor no ar e a premissa é bem interessante. Acabei, porém, por gostar bastante dos primeiros capítulos e ele não me voltou a cativar tanto desde aí.

Wook.pt - A Guerra é Para os Velhos
Fonte: https://www.wook.pt/livro/a-guerra-e-para-os-velhos-john-scalzi/2990613

A vida na Terra pode ser terrivelmente deprimente e destrutiva a partir de uma certa idade. Que esperança de uma vida indolor podem ter idosos com mais de 75 anos? Pois bem, na realidade apresentada por John Scalzi, existe uma agência de defesa colonial que propõe aos cidadãos alistarem-se no exército, ao completarem 75 anos de vida. Estranho? Pois é. A verdade é que o mundo expandiu-se aqui e além fronteiras e a Humanidade encontrou outros universos, outros planetas, um mundo em constante crescimento e evolução.

Os humanos conquistaram outras paragens, mas a guerra pela conquista de outras terras e glórias prossegue. Existem poucos planetas capazes de sustentar vida, e as raças alienígenas estão dispostas a debater-se por essas paragens tanto quanto nós. Para isso, os humanos arranjaram uma forma de angariar um exército, com base em propostas feitas… a idosos. Com a sua autorização, estes embarcam numa aventura que se pode dizer, no mínimo, diferente.

Imagem relacionada
Fonte: https://www.inprnt.com/gallery/craigmaher/old-mans-war_craigmaher/

Através da sofisticação na área do ADN e das tecnologias de ponta, a federação recolhe os idosos e transporta as suas mentes para os corpos antigos, de quando eram jovens. Bem, os corpos não são bem os mesmos, uma vez que foram melhorados geneticamente para o trabalho militar que se avizinha. Para além disso, eles ficam verdes e com olhos de gato. É para esta realidade incrível que John Perry é arrastado… por livre e espontânea vontade.

“Acabei, porém, por gostar bastante dos primeiros capítulos e ele não me voltou a cativar tanto desde aí.

Perry é um senhor de 75 anos a quem a vida não tem muito mais a oferecer. A sua esposa, Kathy, faleceu de um derrame cerebral enquanto cozinhava, e o seu filho está bem da vida. Resta-lhe despedir-se dos amigos e familiares e embarcar numa aventura que aceitou, assim como a esposa, quando esta ainda era viva. O mesmo aconteceu a muitos outros idosos, que depressa se vêm acoplados a um dispositivo inteligente chamado AmigoDaMente.

Imagem relacionada
Fonte: https://cuatrobastardos.com/2017/12/10/old-mans-war-la-nueva-apuesta-de-netflix/

Conhecedor de que o tempo de serviço militar será de dois anos com uma prorrogação provável até dez, John Perry depressa cria afinidade com outros velhotes que, em pouco tempo, são sujeitos a uma transformação que os transtornará a todos. Centenas de idosos são transformados em soldados geneticamente aperfeiçoados. Mas ele, com um passado ligado à publicidade e uma natureza bastante carismática, vem a evidenciar-se entre todos os outros.

A Guerra É Para Os Velhos é um bom livro de ficção científica, porém não o achei nada de genial. Apesar de ser um livro bem disposto, não tem o humor que eu esperava, depois das críticas que havia lido, e também não posso dizer que prime pela originalidade. Ele tem toda uma aura Starship Troopers, à qual adicionou o tema da velhice, que achei muito bem explorado.

No fim, acabou por ser o carisma e a mente acutilante de John Perry, bem como as reminiscências do seu passado com Kathy, as grandes qualidades deste livro. Não há muitos mais personagens que fiquem tempo o bastante para que lhes criemos estima, as cenas são corridas e fluídas, as descrições de batalha bem narradas mas pouco significativas. A Guerra É Para Os Velhos é uma boa leitura, mas acabou por não ter qualquer ingrediente que me impressionasse.

Avaliação: 7/10

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close