Antes do Crepúsculo, Velvet #1


Acaba de interromper um jogo de xadrez com o secretário de estado… que eu estava a ganhar. É bom que sejam boas, as notícias que você estava ansioso por partilhar.

O texto seguinte pode conter spoilers do livro “Antes do Crepúsculo”, primeiro volume da série Velvet (formato BD)

Ed Brubaker é um autor de comics que tem sido forte aposta por parte da G Floy Portugal. Depois de Fatale, chegou a vez de Velvet, um policial de espionagem. O primeiro volume inclui os números 1 a 5 e conta com a ilustração de Steve Epting e cores de Elizabeth Breitweiser.

Antes do Crepúsculo conta a história de Velvet Templeton, uma assistente na agência secreta mais secreta dos E.U.A., que nos seus tempos áureos fora uma agente de topo. A morte de X-14, o homem que serviu durante quase 20 anos e uma série de suspeitas que a colocam na mira da sua própria gente, levam-na a voltar a usar-se dos seus inúmeros recursos como agente secreta.

sem-titulo
Velvet Templeton (Image Comics)

Recolhendo dados e fazendo os possíveis para que ninguém a encontre, Velvet acaba por se cruzar com amigos da velha guarda, alguns dos quais significaram muito para ela. A amante soviética de um general e um ex-agente do KGB são as peças basilares para a resolução deste intrincado puzzle que só Velvet pode resolver, para salvar a sua própria pele.

A ação atinge o zénite quando Velvet percebe que tudo gira à sua volta, muito mais do que podia prever. Detalhes do seu passado tornam-se fundamentais para perceber a conspiração de que é alvo, e que tudo aquilo que, da sua vida, lhe pareceu verdade, pode ter sido uma grande mentira. Inclusive, o seu casamento.

sem-titulo

SINOPSE:

Dos criadores de ‘Capitão América: O soldado de Inverno’, uma das mais brilhantes séries de espionagem em banda desenhada. Templeton é a assistente do Director da mais secreta Agência de sempre. Pelo menos oficialmente… porque quando o melhor espião do mundo é morto numa missão, ela vai ser mergulhada numa rede complexa de intriga, homicídios e segredos… e nenhum segredo é maior do que o que ela esconde no seu passado, que a vai obrigar a voltar ao activo.

OPINIÃO:

Um thriller de espionagem carregado de clichés… mas que não deixa de surpreender, página após página. Sombrio, prático, rápido e eficaz, são as características que mais se podem apontar a Antes do Crepúsculo, primeiro volume de Velvet, série de comics dos criadores de Capitão América: O Soldado de Inverno. Ed Brubaker apresenta um enredo adulto e inteligente, usando-se dos arquétipos comemorados por Ian Flemming e Arthur Conan Doyle. Uma secretária do diretor de uma agência secreta, já fora de forma, é obrigada a “vestir o macaco” e protagonizar uma história de tirar o fôlego, com muitos homens de fato e gravata, mulheres elegantes, festas, armas com silenciador e espiões, muitos espiões.

Velvet Templeton, a protagonista, é um James Bond de saias. Uma Sydney Bristow fora do ativo. Não é isso que faz dela uma personagem muito bem construída. Templeton tanto consegue ser feroz e implacável, sedutora e enganadora, como também se consegue afeiçoar facilmente e perder a sua capa quando sente empatia por alguém.

sem-titulo
Velvet Templeton (Image Comics)

No fundo, Brubaker humanizou a sua personagem principal, o que veio a revelar-se capital para o êxito do volume. Não fosse a ação mudar de palco de forma constante, alguns clichés (o ponto mais negativo do volume) teriam prejudicado a obra de forma mais contundente. Consegue ser, porém, mais diversificado do que muitas outras obras do género.

A ilustração e as cores estão perfeitas, do meu agrado, por isso só posso elogiar o trabalho de Epting e Breitweiser. A diagramação está excelente e a encadernação idem, mais uma aposta muito bem conseguida por parte da G Floy, que já nos habituou ao melhor do que é feito no género. Recomendado.

Avaliação: 7/10

Velvet (G Floy Studio Portugal):

#1 Antes do Crepúsculo

#2 Vidas Secretas de Homens Mortos

#3 O Homem que Roubou o Mundo

Anúncios

3 thoughts on “Antes do Crepúsculo, Velvet #1

  1. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #7 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Vidas Secretas de Homens Mortos, Velvet #2 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Estive a Ler: O Homem que Roubou o Mundo, Velvet #3 – Notícias de Zallar

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s