As Cumaea não precisam de corpos vivos para colher lilium.
O TEXTO SEGUINTE ABORDA “A PROMESSA”, SEXTO VOLUME DA SÉRIE MONSTRESS [FORMATO BD]
A autora americana Marjorie Liu é conhecida pela participação em BD’s da Marvel Comics como X-23 ou Viúva Negra, mas foi com Monstress que acabou indicada ao Eisner, em 2016. A arte é responsabilidade da premiada artista japonesa Sana Takeda, também ela muito ligada à Marvel, em títulos como X-23 ou Miss Marvel, e à Sega, onde trabalhou como designer.
Monstress faz parte do segmento da Saída de Emergência dedicado às bandas desenhadas. O sexto álbum conta mais uma vez com a tradução de Renato Carreira e inclui a mini-série Histórias Faladas antes dos números 31 a 35 da publicação original. Monstress é publicado nos E.U.A. pela Image Comics e venceu os prémios Hugo e British Fantasy Award em 2017 na categoria de Melhor Banda Desenhada.

Este sexto livro começa com um ritmo mais pausado, revisitando momentos do passado de Maika Meiolobo e da menina raposa Kippa. Trata-se de uma mini-série publicada entre o quinto e o sexto volumes originais que nos fazem compreender melhor a miséria e os dramas na vida destas duas tão fascinantes personagens. Mas, quem pensa que a toada de flashbacks se mantém durante todo o álbum, ledo engano.
“A Promessa é um álbum incrível, muito bem tecido e um bom desafio para se resolver.“
A Promessa é um dos melhores álbuns, senão o melhor, da série. Após as “Histórias Faladas” iniciais, mergulhamos na guerra, num mundo de estratégias, trapaças e traições, em que muito pouco ou nada é o que parece e a crueldade está ao virar da esquina. O argumento mostra que Marjorie Liu está numa excelente forma e a arte de Sana Takeda é qualquer coisa de extraordinário.

Maika é, além de uma sobrevivente nata, uma das principais motivações para a própria guerra. O Mundo Conhecido está em mutação e nada será como antes, nem o mundo nem os seus habitantes, que precisam recuperar tanto das revelações a que são sujeitos como dos seus próprios comportamentos – todos têm consequências.
Os segredos do passado e a rivalidade antiga entre as Cortes, as Cumaea e os Arcânicos adquirem contornos obscuros quando as pontas começam a ser puxadas e, assim como as verdades vêm ao de cima, também as fraquezas são postas a descoberto. Porque, para todos eles, o passado é a solução para o puzzle presente e é ele que ditará quem é ou não de confiança.

A Promessa é um excelente álbum, muito bem tecido e um bom desafio para se resolver. A complexidade da série é uma das suas riquezas, obrigando o leitor a pensar e a tentar ser mais inteligente que as personagens ao mesmo tempo que consegue desfrutar dos desenhos maravilhosamente intrincados.
Com um ritmo de ação incrível, personagens bem construídas e desenvolvidas e características marcantes, Monstress é uma mais-valia no que diz respeito a publicações de banda-desenhada em Portugal, aliando uma ilustração excecional a um argumento brilhante, repleto de miséria, humor sujo, imprevisibilidade e sobretudo valores.
Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.
Avaliação: 10/10
Monstress (Saída de Emergência):
#1 Despertar
#2 O Sangue
#3 Refúgio
#6 A Promessa