Estive a Ler: A Senhora do Lago Parte 2, The Witcher #8


Gostaria de chamar a sua atenção, cadete, para o facto de que o desconhecimento das famosas e importantes batalhas da história da sua própria pátria é humilhante para qualquer patriota e bom cidadão.

O TEXTO SEGUINTE ABORDA O LIVRO “A SENHORA DO LAGO PARTE 2”, OITAVO VOLUME DA SAGA THE WITCHER

A Senhora do Lago é o último volume da saga The Witcher, dividido em Portugal – como em outros países devido às suas dimensões – em dois livros. Esta segunda parte encerra a história de The Witcher, apesar de ainda faltar publicar um livro da coleção (Tempo de Tempestade) que conta uma aventura do famoso bruxo anterior à ação de Sangue dos Elfos. Andrzej Sapkowski é um aclamado autor de fantasia, conhecido pela saga The Witcher e vencedor de inúmeros prémios polacos e europeus. A sua obra já foi traduzida para mais de vinte línguas.

A saga literária The Witcher inspirou uma série de videojogos de grande popularidade que vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro e, atualmente nas bocas do mundo pela série da Netflix, protagonizada por Henry Cavill, Anya Chalotra e Freya Allan. A série do autor polaco é publicada no nosso país pela Coleção Bang! da Saída de Emergência, tendo o oitavo livro sido lançado em 2020, com um total de 288 páginas, tradução de Olga Baginska-Shinzato e adaptação de Rui Azeredo.

Henry Cavill Witcher GIF by NETFLIX - Find & Share on GIPHY in 2020 | The  witcher, The witcher geralt, Henry cavill
Henry Cavill como Geralt | Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/617908011365287022/

E então a trama de Ciri chega ao fim. Foi um final agridoce, mas ainda assim bem conhecido para as personagens que acompanhamos durante oito livros. Gostei mais de uns do que de outros, não fiquei plenamente convencido com algumas conclusões, mas nenhuma delas foi realmente inconsistente com a proposta da saga e o mundo em que se insere. Vou focar-me no livro como um livro, e não como a conclusão que o autor nos convida a interpretar de uma ou outra forma, de forma madura e filosófica.

“A forma fora da caixa com que Sapkowski escreve os livros é ao mesmo tempo algo cansativa e imprevisível, bem-humorada e consegue manter o interesse.”

O volume começa com mais de sessenta páginas em que nenhum dos nossos protagonistas aparece, mas ressalvo que se trata apenas de metade da história original de Sapkowski, pelo que não há grandes culpas a apontar ao autor. Acaba por ser um início forte, porque ele narra as guerras que ditam o desfecho da guerra contra Nilfgaard e as repercussões que viriam a ter no futuro do mundo. Através do olhar de várias personagens, somos convidados a entrar no campo de batalha e, de forma bem humorada, vemos o desfecho de todas elas.

Há uma riqueza e maturidade muito grande na escrita de Sapkowski, apesar de ser bem humorada e ousada. Ele tem uma familiaridade muito grande com descrições de batalha, com nomes de adereços e com situações que aconteciam efectivamente nas guerras da nossa História, e traz isso para o livro de forma leve e fluída, mas realmente credível. O autor dá ali um bom avanço à história, para nos conduzir logo de seguida aos nossos protagonistas.

Este volume peca por vários trechos protagonizados por personagens que não nos dizem nada, e que não acrescentam nada ao enredo. De facto, se os capítulos protagonizados pelas personagens principais são ótimos e ritmados, os outros parecem ser longos, aborrecidos e sem nada de novo. Algumas personagens até acabam por desaparecer sem desempenhar qualquer papel específico. Mesmo assim, o livro é muito bom.

Ciri dirige-se ao palácio de Stygga, para resgatar Yennefer de Vengerberg, a quem vê como mãe, das mãos do poderoso feiticeiro Vilgefortz. Quem também se dirige para lá é o bruxo mutante Geralt de Rivia, acompanhado pelo nilfgaardiano Cahir aep Ceallach, o vampiro Regis Terzieff-Godefroy, a arqueira Milva e a insubordinada Angoulême. Aquele torna-se desde logo o epicentro de uma poderosa batalha em que os terríveis Stefan Skellen e Leo Bonhart terão também uma participação ativa.

Tudo acontece de forma ritmada e credível, parecendo quase que o final da história acontece na primeira metade do livro. Mas não. Ainda que Emhyr var Emreis e as poderosas feiticeiras lideradas por Filippa Eilhart pareçam ter ainda uma palavra a dizer no destino do trio protagonista, o rumo dos acontecimentos é imprevisível e tem um final emocionante, capaz de levar lágrimas aos olhos dos leitores mais sensíveis.

Em jeito de despedida, apesar de ter ainda um livro spin-off para ler, The Witcher é uma saga que levo com carinho. Tive dificuldades em gostar dela, os primeiros livros em forma de contos não me convenceram, mas desde Sangue dos Elfos que a série tem vindo a melhorar substancialmente e, para mim, A Torre da Andorinha, o sexto livro, foi o melhor de todos. A forma fora da caixa com que Sapkowski escreve os livros é ao mesmo tempo algo cansativa e imprevisível, bem humorada e consegue manter o interesse.

Da história de Ciri às descrições de batalha, passando pelo amor entre Geralt e Yennefer e pelas estratégias políticas, The Witcher é uma série a ler. Apesar de possuir uma mão cheia de personagens incríveis, não houve nenhuma que me tenha marcado pessoalmente. É acima de tudo a prosa do autor, mais do que as personagens, o que dá fôlego à trama, que parece tão idêntica a tantos contos de fantasia publicados ao longo dos tempos e se revelou tão diferente, quase como que uma piada ao próprio género.

Este livro foi cedido em parceria com a editora Saída de Emergência.

Avaliação: 8/10

The Witcher (Edições Saída de Emergência):

#1 O Terceiro Desejo

#2 A Espada do Destino

#3 O Sangue dos Elfos

#4 O Tempo do Desprezo

#5 Batismo de Fogo

#6 A Torre da Andorinha

#7 A Senhora do Lago Parte 1

#8 A Senhora do Lago Parte 2

#9 Tempos de Tempestade

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close