Whispers into Screams, The Walking Dead #23


A chuva estava tão forte que, no começo, a gente não distinguia bem o que ouvíamos… Eu achei que estava a imaginar coisas… Aí, eles chegaram mais perto… Bem acima de nós… E nós pudemos ouvir eles claramente… Procurando-nos. Eles falavam de como nos tinham perdido… que iriam encontrar-nos a qualquer momento.

O TEXTO SEGUINTE CONTÉM SPOILERS DO LIVRO “WHISPERS INTO SCREAMS”, vigésimo terceiro VOLUME DE THE WALKING DEAD (FORMATO BD)

Com argumento de Robert Kirkman e ilustrações de Charlie Adlard, Cliff Rathburn e Stefano Gaudiano, o vigésimo terceiro volume da série gráfica The Walking Dead compreende os números 133 ao 138. Depois de, no anterior volume, começarmos um novo arco de história, com Rick e companhia estabelecidos nas suas comunidades agrícolas e vivendo tranquilamente e em família, eis que somos apresentados a um novo inimigo: os Sussurradores.

Quem são os Sussurradores?

Trata-se de um novo grupo encabeçado por uma mulher sem cabelo chamada Alpha. Este grupo veste-se com entranhas de walkers e vivem camuflados entre eles, apesar de se considerarem uma sociedade e reconhecerem determinado território como seu. O seu número é discutível, mas pelos relatos, podem tratar-se de milhares. Alegam que viver entre walkers é uma mais-valia, porque os mortos não só os protegem, como também partilham com eles a sua caça. Para os Sussurradores, atos como violação são vistos como naturais. Apesar do seu modo de vida nómada, não são canibais.

sem-titulo
Os Sussurradores (Image Comics)

Em que condições os conhecemos?

Alexandria tem pouco protagonismo neste volume. Rosita conta a Eugene que está à espera de um filho que não é seu e o corno namorado pede-lhe para guardar segredo, jurando que criará o bebé como se fosse dele. Andrea é encostada “às cordas” pelo grupo de Magna e consegue conquistar a sua confiança; de resto, as duas ficam grandes amigas. Rick regressa à comunidade, depois de deixar Carl em Hilltop. Antes disso, Jesus tinha saído, para procurar um patrulheiro que tardava em regressar. Jesus encontrou o companheiro, mas também encontrou os tais “walkers falantes armados de facas”. Sozinho, vence umas boas dezenas deles e aprisiona um, percebendo que são pessoas completamente normais, mascaradas com restos de walkers.

Mas é em Hilltop que se passa grande parte da ação deste volume. Sophia é atacada por dois rapazes armados em espertos e Carl responde com brutalidade, quase matando os dois à pancada. Maggie acredita na versão do rapaz, mas os pais dos garotos exigem uma reprimenda à altura e ela é “obrigada” a aprisionar Carl temporariamente, para o recordar que agora não resolvem as coisas com violência. Isso acontece no momento em que Jesus chega a Hilltop com o prisioneiro Sussurrador, que na verdade trata-se de uma rapariga adolescente. Maggie e Jesus interrogam-na na prisão, mas é Carl, que divide o espaço com ela, que consegue a maior parte das informações.

sem-titulo
Lydia e Carl (Image Comics)

Afeiçoa-se à jovem e até lhe oferece o seu chapéu de xerife. A rapariga chama-se Lydia e é filha de Alpha, a líder dos Sussurradores. Para demonstrar a sua boa fé, Maggie concorda em libertá-la, até porque tem um problema maior em mãos. Os pais dos agressores de Sophia estão revoltados e urdem uma conspiração contra a sua liderança, alimentada por Gregory, que propõe matá-la. Gregory finge querer ajudar e envenena Maggie, que por sorte fica apenas ligeiramente combalida. Lydia seduz Carl e tira a virgindade ao rapaz, ao passo que um exército de Sussurradores chega às imediações de Hilltop, com dois patrulheiros como prisioneiros. Maggie acerta com Alpha um acordo de troca, e Lydia é devolvida aos Sussurradores, para desgosto de Carl, enquanto Dante e Ken regressam à comunidade. Jesus tem parte do protagonismo, salvando Maggie das garras de Gregory, embora a sua relação amorosa com o Doutor Carson ainda esteja enublada em mistério.

Sem Título
Capa Image Comics
SINOPSE:

Whispers Into Screams is the twenty-third volume of Image Comics’ The Walking Dead that includes issues 133-138.

As the threat of the new group, known as the Whisperers, emerges, tensions arise within the Hilltop after Carl loses his sanity. Many start to question both him and Maggie’s leadership. Meanwhile Jesus, having captured a member of the Whisperers, realises the full scale of the new threat placed on the Hilltop.

OPINIÃO:

Sem grandes momentos de ação – para além do combate épico entre Jesus e os Sussurradores -, Whispers Into Screams não deixou a desejar e agradou-me em vários aspetos. A liderança de Maggie em debate, a discussão “certo ou errado” no mundo em que eles vivem, Carl a ocupar cada vez mais destaque em detrimento do seu pai, e a descoberta deste novo inimigo, foram bons tópicos em desenvolvimento. As surpresas sucederam-se: a gravidez de Rosita, o plano de Gregory, a identidade de Lydia e o seu envolvimento repentino com Carl foram convincentes.

sem-titulo
Lydia e Carl (Image Comics)

The Walking Dead continua a ter temas a desenvolver, após vinte e três capítulos, e apesar de ainda termos visto pouco neste novo arco – sabemos que os Salvadores estão a trabalhar em conjunto com as comunidades, mas ainda não vimos Dwight nem sabemos onde está Michonne ou Ezekiel -, espero que momentos de grande amplitude e tensão como os vividos na guerra contra Negan voltem a despertar após estes momentos de meras “crises internas”. Por enquanto, continuo cativado com as aventuras e desventuras deste grupo – agora imenso – de sobreviventes.

Avaliação: 6/10

The Walking Dead (Devir/ Image Comics):

#1 Dias Passados |  #2 Um Longo Caminho | #3 Segurança na Prisão | #4 O Desejo do Coração | #5 A Melhor Defesa | #6 Esta Triste Vida | #7 A Calma Antes | #8Feitos para Sofrer | #9 Aqui Permanecemos | #10 Aquilo Em Que Nos Tornamos| #11Temam os Caçadores | #12 Viver entre Eles | #13 Too Far Gone | #14 No Way Out| #15 We Find Ourselves | #16 A Larger World | #17 Something To Fear | #18What Comes After | #19 March To War | #20 All Out War Part 1 | #21 All Out War Part 2| #22 A New Beginning | #23 Whispers Into Screams | #24  Life and Death| #25 No Turning Back | #26 Call To Arms

 

Anúncios

11 thoughts on “Whispers into Screams, The Walking Dead #23

  1. Pingback: No Turning Back, The Walking Dead #25 – Nuno Ferreira

  2. Pingback: Life and Death, The Walking Dead #24 – Nuno Ferreira

  3. Pingback: Resumo Trimestral de Leituras #6 – Nuno Ferreira

  4. Pingback: Call To Arms, The Walking Dead #26 – Nuno Ferreira

  5. Pingback: Dias Passados, The Walking Dead #1 – Nuno Ferreira

  6. Pingback: Um Longo Caminho, The Walking Dead #2 – Nuno Ferreira

  7. Pingback: Segurança na Prisão, The Walking Dead #3 – Nuno Ferreira

  8. Pingback: A Melhor Defesa, The Walking Dead #5 – Nuno Ferreira

  9. Pingback: A Larger World, The Walking Dead #16 – Nuno Ferreira

  10. Pingback: The Whisperer War, The Walking Dead #27 – Nuno Ferreira

  11. Pingback: Estive a Ler: All Is Lost, The Walking Dead #28 – Notícias de Zallar

feedback

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s