Estive a Ler: The Emperor’s Soul


“Her aunt Sol had once told Shai to smile at the worst insults and snap at the minor ones. That way, no man would know your heart.”

O texto seguinte aborda a novella The Emperor’s Soul

O quê? Vamos começar o ano a falar de Sanderson? Parece-me que sim. The Emperor’s Soul é uma novella do autor norte-americano, publicada em 2012 pela Tachyon Publications e, posteriormente, incluída na coletânea Arcanum Unbounded: The Cosmere Collection, que inclui outros trabalhos do autor. Em 2013, venceu o Hugo Award para Melhor Novella.

A ação de The Emperor’s Soul é passada no shardworld de Sel, o mesmo planeta onde ocorrem os eventos do livro Elantris, embora tanto o sistema de magia como a política vigentes sejam muito diferentes. No entanto, permitam-me assegurar-vos que ambos são deliciosos para o bom apreciador de literatura fantástica.

Brandon Sanderson não é dos meus autores preferidos; falta-lhe maior maturidade literária e aquilo que gosto de chamar de “senso de credibilidade” para entrar no topo das minhas preferências, mas tanto as extravagâncias do seu universo compartilhado, a Cosmere, como a riqueza de plot-twists e originalidade do autor vêm cimentá-lo, a pouco e pouco, como um dos nomes maiores da literatura fantástica deste século. Quando me são solicitadas recomendações, Sanderson é um dos primeiros nomes que me vêm à mente.

Sem título
Fonte: http://www.17thshard.com/forum/topic/24294-sanderson-memes/?page=69

Querem saber do que se trata The Emperor’s Soul?

Num ambiente de inspiração chinesa, o Império é ameaçado com as exigências dos insurgentes e com a forte oposição das facções separatistas. Uma das ações rebeldes atentou contra a vida do Imperador Ashravan, e muito embora ele tenha sobrevivido, as sequelas foram terríveis. A esposa do Imperador faleceu. Ele, danificado mentalmente pelos adversários, permanece vegetativo na sua alcova, enquanto os seus Árbitros cantam ao mundo que ele se encontra de luto pela esposa. O luto, porém, não durará para sempre.

“Os personagens têm um grande potencial, assim como as relações estabelecidas na narrativa.

É aqui que entra Shai. A protagonista da história é uma jovem Forger. A Forgery é o sistema de magia apresentado. Imaginem a arte de reproduzir peças de arte. É necessário um molde, assim como conhecer na perfeição o objeto a reproduzir. É um pouco assim que funciona a Forgery… mas este sistema de magia não só serve para reproduzir obras de arte, como também qualquer objeto ou… almas humanas. Até porque, segundo a protagonista, todas as coisas têm alma.

Sem título
Fonte: https://www.amazon.co.uk/Emperors-Soul-Elantris-Book-ebook/dp/B00A1XOPE8

Shai invade o palácio do Imperador para roubar um artefacto antigo e substituí-lo por uma reprodução idêntica, mas é apanhada e colocada atrás das grades. Muito embora o Império considere a Forgery uma abominação, não vêm outra alternativa para recuperar o seu Imperador. Então, através de uma série de recursos, inclusive um outro sistema de magia chamado Bloodseal, conseguem manter Shai reclusa e em seu poder. Dando-lhe para as mãos os diários do Imperador, dão-lhe 98 dias para replicar a mente de Ashravan e recuperá-lo para o mundo.

Muito embora sinta alguma empatia para com o velho Gaotona, o árbitro que a ajuda a forjar a “nova” alma, Shai acredita que irão matá-la, consiga ou não terminar a tarefa a tempo. Por isso, ao mesmo tempo que conhece, a pouco e pouco, os meandros de Ashravan, Shai vai pensando como fugir com vida do seu cativeiro. Para isso, terá de lidar com a extração de sangue do seu corpo, e com a guarda armada que a vigia, encabeçada pelo capitão Zu.

Sem título
Fonte: https://www.goodreads.com/book/show/13578175-the-emperor-s-soul

O que dizer então? A novella está muito bem escrita, o sistema de magia muito bem explicado, os personagens são riquíssimos. The Emperor’s Soul foi uma leitura excelente, como já adivinhava que seria. Na verdade, foi mesmo para começar 2018 em bom que escolhi esta como a primeira leitura do ano. A Cosmere é um universo que me fascina cada vez mais, e Sanderson, embora use sempre um esqueleto similar, acaba por reinventar-se a cada história.

“A Forgery é mais um sistema de magia a juntar às criações super originais de Brandon Sanderson.

Acho que esta podia ser um pouco maior ou mesmo ter sequências. Os personagens têm um grande potencial, assim como as relações estabelecidas na narrativa. A empatia de Shai para com Gaotona, e sobretudo para com Ashravan, pedem isso. Muito ficou por ver das relações que poderiam advir entre eles, até porque são personagens que, desenvolvidos, marcariam seguramente mais do que já o fizeram. Que, para mim, já foi bastante.

Sem título
Fonte: http://www.17thshard.com/forum/gallery/image/683-tes-shai/

A Forgery é mais um sistema de magia a juntar às criações super originais de Brandon Sanderson. O autor teve a ideia ao observar uma técnica de esculpir carimbos chineses num museu em Taiwan, e resultou. Esta novella tem mais uma história cheia de potencial e gostaria de ver, num futuro breve, uma correlação entre a história de The Emperor’s Soul e a de Elantris, uma vez que ocorrem no mesmo mundo.

Avaliação: 8/10

Cosmere:

The Stormlight Archive (Tor Books):

#1 The Way of Kings

#2 Words of Radiance

#2.5 Edgedancer

#3 Oathbringer

#4 Rythm of War

Mistborn Era 1 (Saída de Emergência):

#1 O Império Final

#2 O Poço da Ascensão

#3 O Herói das Eras Parte 1

#4 O Herói das Eras Parte 2

Mistborn Era 2 (Leya):

#1 A Liga da Lei

#2 As Sombras de Si Mesmo

#3 Os Braceletes da Perdição

Mistborn (Noveletas):

Secret History

Warbreaker:

#1 Warbreaker

White Sand (Dynamite):

#1 White Sand Volume 1

#2 White Sand Volume 2

#3 White Sand Volume 3

Elantris (Leya):

#1 Elantris

#* The Emperor’s Soul

Mulheres Perigosas (Saída de Emergência)

#* Sombras Para Silêncio nas Florestas do Inferno

(*) conto incluído em antologia


Avatar de Nuno Ferreira

19 respostas para “Estive a Ler: The Emperor’s Soul”.

  1. […] #* The Emperor’s Soul […]

  2. […] #* The Emperor’s Soul […]

  3. […] #* The Emperor’s Soul […]

  4. […] #* The Emperor’s Soul […]

  5. […] #* The Emperor’s Soul […]

  6. Avatar de White Sand #1 – Notícias de Zallar

    […] #* The Emperor’s Soul […]

  7. […] #* The Emperor’s Soul […]

  8. […] 2018 em grande. Passada no shardworld Sel, o mesmo mundo de Elantris, The Emperor’s Soul é uma novella de Brandon Sanderson cheia de pequenas subtilezas bem originais. Shai, a […]

  9. […] #* The Emperor’s Soul […]

  10. […] #* The Emperor’s Soul […]

  11. […] #* The Emperor’s Soul […]

  12. […] #* The Emperor’s Soul […]

  13. Avatar de As Escolhas de 2018 – Notícias de Zallar

    […] aqui a […]

  14. […] #* The Emperor’s Soul […]

  15. […] #* The Emperor’s Soul […]

  16. […] #* The Emperor’s Soul […]

  17. […] #* The Emperor’s Soul […]

  18. […] #* The Emperor’s Soul […]

Comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com