O Herói das Eras, Mistborn #3 (2/2)


O texto seguinte pode conter spoilers do livro “O Herói das Eras – Parte 2”, quarto volume da série Mistborn – Nascida das Brumas

Dividido em dois volumes, o livro final da trilogia Mistborn – Nascida das Brumas chegou às nossas livrarias e não esperei muito até o adquirir. E assim que juntei todos os volumes na minha estante, fiquei com a certeza que eles ficavam muito melhor se o último livro não tivesse sido dividido pela editora Saída de Emergência. Ainda assim, valeu a pena adquirir os dois livros. Depois de O Império Final e O Poço da Ascensão, Brandon Sanderson presenteia o leitor com uma míriade de respostas a perguntas que ficaram por responder nos últimos volumes, usando pequenos trechos antes de cada capítulo, para além da vivência dos personagens no decorrer deles, para elucidar o leitor.

Esta saga de fantasia passada num mundo pós-apocalíptico exige uma certa paciência e compreensão. A complexidade dos sistemas de magia (alomância, feruquimia e hemalurgia), do mundo (envolto em brumas e cinza) e das raças criadas pelo Senhor Soberano (kandra, colossos e inquisidores) veio surpreender o mundo da fantasia. Se já leste a primeira parte do último volume, lê a minha opinião aqui antes de avançares na leitura.

sem-titulo
Vin (pinterest)

Neste segundo volume de O Herói das Eras, encontramos Susto, Sazed, Brisa e Alrianne na cidade de Urteau, liderando uma rebelião contra Quellion, O Cidadão, que governa austeramente a cidade. Tentando replicar a rebelião de Kelsier em Luthadel, Susto parece possuído por poderes sobre-humanos e o povo começa a idolatrá-lo, chamando-o de O Sobrevivente das Chamas. Mas serão esses poderes dignos de confiança? TenSoon foge do domínio dos kandra, desejando desesperadamente alcançar Vin para a auxiliar contra as forças malignas de Ruína.

Por sua vez, Vin encontra-se retida na cidade de Fadrex, onde uma silhueta familiar visita-a com um propósito maligno, enquanto Elend tenta desesperadamente pôr fim a um cerco e vencer os seus dilemas. Afinal, o Senhor Soberano tinha os poderes de um deus, mas os verdadeiros deuses eram Ruína e Preservação, e Preservação está a morrer. Como podem homens mortais vencer um deus? Bem, Vin matou o Senhor Soberano no primeiro volume… No entanto, Rashek tinha um corpo físico.

Sem título 2
Capa Saída de Emergência
SINOPSE:

Quem é o Herói das Eras?

O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?
Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?
Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afetam até a sociedade pacífica dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga.

OPINIÃO:

Termino esta saga de fantasia com alguma nostalgia e, sem sombra de dúvidas, muita satisfação. Passei os últimos meses a ler estes livros e apontar-lhe falhas e incongruências, não duvidem que eles as têm, mas a forma como os personagens foram construídos, os seus dilemas e questões, fazem de Mistborn mais do que uma série de fantasia. Ela fala sobre política, teologia, ter princípios e honra, liderar, viver e sobreviver. E ainda não falei sobre o final brutal da saga.

Comecemos pelo aspeto que menos me agradou: as raças criadas e as explicações oferecidas. Tudo bem, Sanderson consegue neste último volume amarrar pontas e dar explicações consistentes. Mas odiei a hemalurgia, os colossos e os kandra, apesar de não negar o mérito do autor na sua criação. O domínio de Ruína sobre os hemalúrgicos veio tapar muitas brechas deixadas nos restantes volumes, mas achei exagerada a divinização de certos personagens.

sem-titulo
Alomantes (fanart)

Num mundo que o autor trabalhou no sentido de deixar credível, não gostei que o sobrenatural acabasse por ter tanto protagonismo no final do livro. Fiquei com a sensação que tivemos permanentemente a receber explicações ao longo da “trilogia”, o que demonstra que o autor não tinha bem noção de como fechar as brechas que abria, e apesar de críveis, algumas soluções soaram-me forçadas. Ainda assim, as explicações deste último volume foram muito mais consistentes e sentenciadoras. Aceitei-as, mas não as engoli.

Através de Elend, Brandon Sanderson aborda a forma como os aspirantes a líderes devem agir,  desenvolvendo comportamentos coerentes e alternativas para lidar com potenciais dificuldades, a forma de liderar os domínios tomados e o tratamento a dar aos povos submetidos, de modo a firmar o seu poder. Com Sazed, aborda a fé e a falta dela, discutindo a importância das religiões e a verdade que nelas há.

Com Vin, a temática do amor e da confiança salta à vista. É uma das personagens com quem menos me identifiquei, mas não só a forma como ela aprendeu a confiar, como a forma como todos depositam nela as suas esperanças, fala muito sobre cada um de nós e das nossas vivências. Através de Susto, o autor mostra como até a pessoa mais subestimada e ignorada pode fazer a diferença.

sem-titulo
O Sobrevivente das Chamas (pinterest)

Uma ou outra cena podem ter sido expectáveis, previsíveis, mas nada me havia preparado para o final que Sanderson reservou a esta primeira série de Mistborn. Pessoas tornaram-se deuses, sujeitos improváveis tiveram papéis determinantes na luta pela sobrevivência do mundo, personagens secundários tomaram o papel principal. O final dos protagonistas e a revelação do Herói das Eras surpreenderam-me. Foi um remate bem dado que me faz dar a nota que dou a este livro. Mas este final, intenso e abrupto, dos melhores que já li na vida, quase merecia nota máxima, não fossem os handicaps acima registados.

Nota: 8/10

Cosmere:

The Stormlight Archive (Tor Books):

#1 The Way of Kings

#2 Words of Radiance

#2.5 Edgedancer

#3 Oathbringer

#4 Rythm of War

Mistborn Era 1 (Saída de Emergência):

#1 O Império Final

#2 O Poço da Ascensão

#3 O Herói das Eras Parte 1

#4 O Herói das Eras Parte 2

Mistborn Era 2 (Leya):

#1 A Liga da Lei

#2 As Sombras de Si Mesmo

#3 Os Braceletes da Perdição

Mistborn (Tor Books):

#1 Mistborn: Secret History

Warbreaker:

#1 Warbreaker

White Sand (Dynamite):

#1 White Sand Volume 1

#2 White Sand Volume 2

#3 White Sand Volume 3

Elantris (Leya):

#1 Elantris

#* The Emperor’s Soul

Mulheres Perigosas (Saída de Emergência)

#* Sombras Para Silêncio nas Florestas do Inferno

(*) conto incluído em antologia


Avatar de Nuno Ferreira

25 respostas para “O Herói das Eras, Mistborn #3 (2/2)”.

  1. […] tudo ruiu à sua volta. Irei seguramente continuar, com as edições internacionais. Pelo meio, li O Herói das Eras Parte II , segunda parte do terceiro e último volume de Mistborn. A história de Vin, Elend, Susto, Sazed e […]

  2. Avatar de Miss Lamora

    Olá,

    ainda fiquei com mais vontade de o ler! Excelente opinião =)

    Bjs e boas leituras

    1. Avatar de Nuno Ferreira

      Olá, Lamora 🙂 Pensava que já o tinhas lido. Gostei muito mais da segunda parte, e do final, que da primeira parte 🙂
      Beijinho e boas leituras

  3. […] O Herói das Eras Parte 2 […]

  4. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  5. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  6. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  7. Avatar de As Escolhas de 2016 – Nuno Ferreira

    […] aqui a […]

  8. […] O Herói das Eras – Parte Dois (Mistborn #3), de Brandon Sanderson […]

  9. Avatar de White Sand #1 – Nuno Ferreira

    […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  10. Avatar de Warbreaker, Warbreaker #1 – Nuno Ferreira

    […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  11. […] autor, porém, veio a ganhar-me pouco a pouco. O final de Herói das Eras encantou-me, não que tenha ficado agradado com o recurso ao espiritual, quando Brandon tanto se […]

  12. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  13. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  14. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  15. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  16. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  17. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  18. […] 9. O Herói das Eras, Mistborn #3 (2/2) […]

  19. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  20. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  21. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  22. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  23. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

  24. […] #4 O Herói das Eras Parte 2 […]

Comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com