Estive a Ler: The Lost Metal, Mistborn 2.ª Era #4


Father, lawman, senator. He could be all three, and more.

Depois de uma espera de quase 5 anos, Brandon Sanderson voltou a publicar um livro passado no mundo de Mistborn. The Lost Metal é o último livro da Era 2 de Mistborn, uma saga western passada no universo fantástico da Cosmere. Este universo funciona diferente de uma saga, ou de uma macro-saga, porque os livros devem ser lidos não por série, mas por ordem de publicação, um pouco como os filmes da Marvel.

Ainda que a maioria das séries possam ser lidas de forma independente, há muitos pormenores e referências que o leitor não irá compreender se ler este livro sem ter lido The Emperor’s Soul, Mistborn: Secret History ou a saga The Stormlight Archive, para além – evidentemente da primeira saga Mistborn – da mesma forma que para ler Stormlight Archive é aconselhável ler o livro Warbreaker. As séries e livros de mundos diferentes estão interligados num todo e o melhor mesmo para compreender todas as referências é começar a ler este universo pelo princípio.

Autor: “Brandon Sanderson (1975-) é uma estrela em ascensão na fantasia norte-americana conhecido pela sua saga Mistborn e por ter terminado a série de fantasia épica A Roda do Tempo de Robert Jordan, após o seu falecimento. Em 2010, iniciou uma nova série de fantasia, Stormlight Archive, com o título The Way of Kings, além de outras séries direcionadas para o público jovem-adulto. Dá aulas de escrita criativa e participa em podcasts sobre escrita e o género fantástico” in Wook.

Sinopse: “Durante anos, o homem da lei da fronteira que se tornou um senador da cidade grande, Waxillium Ladrian, caçou a organização sombria chamada Set – com o seu falecido tio e a sua irmã entre os seus líderes – desde que estes começaram a sequestrar pessoas com o poder da alomância no sangue. Quando a detetive Marasi Colms e o seu parceiro, Wayne, encontram armas armazenadas com destino à cidade externa de Bilming, isso indica uma nova pista. O conflito entre a capital, Elendel, e as Cidades Exteriores apenas favorece o Set, e os seus tentáculos agora alcançam também o Senado de Elendel – cuja corrupção Wax e a esposa, Steris, tentaram expor – enquanto Bilming está ainda mais comprometida.

Depois de Wax descobrir um novo tipo de explosivo que pode desencadear uma destruição sem precedentes e perceber que o Set já deve possuí-lo, um kandra imortal servo do deus de Scadrial, Harmony, revela que Bilming caiu sob a influência de outro deus: Trell, este adorado pelo Set. Mas Trell não é a única questão em jogo no que diz respeito ao Cosmere – Marasi é recrutada por forasteiros com habilidades estranhas que afirmam que o seu objetivo é proteger Scadrial… a qualquer custo.

Wax deve escolher se quer deixar de lado o seu relacionamento difícil com Deus e mais uma vez se tornar a Espada que Harmony o preparou para ser. Se ninguém se apresentar para ser o herói que Scadrial precisa, o planeta e os seus milhões de pessoas entrarão numa ruína repentina e calamitosa.” in GoodReads (tradução livre).

Opinião: A espera acabou. O tão aguardado final da 2.ª era Mistborn vem suprir as necessidades dos seus fãs, em que manifestamente me incluo. Como livro isolado, confesso que prefiro o segundo e o terceiro volumes, porque as aventuras foram mais bem construídas e o humor foi uma tónica mais constante; foi um livro muito centrado em conversas nos seus primeiros dois terços, e sem os habituais twists tão característicos do autor. Revelou-se, contudo, muito mais que um epílogo de 528 páginas.

Este terceiro livro obriga mesmo os leitores a conhecerem as outras obras da Cosmere, o que o torna destinado a um nicho específico. Felizmente, li quase tudo o que Sanderson já publicou neste universo e, como tal, este livro foi um prato cheio de emoções, especialmente de cada vez que encontrava personagens da primeira saga Mistborn, fulcrais para o enredo.

Despeço-me deste volume com uma satisfação acima da média. O final foi ao mesmo tempo destruidor, nostálgico, e deixou-me posso dizer… saciado. Ao mesmo tempo que senti que a espera valeu a pena, fiquei com a sensação que tanto ainda está ainda por mostrar. Agora, resta esperar pelo próximo livro da Cosmere, seja de qual saga for. Está prevista para 2025 uma 3.ª Era, que deverá mais tecnológica e – espero – com ainda mais interações entre personagens que há anos nos são tão queridas.

Recomendado: Para os leitores assíduos de Sanderson. Quem ainda não leu nada dele, comece por Elantris ou por O Império Final.

Avaliação: 8/10 – 4 ESTRELAS

Cosmere:

The Stormlight Archive (Tor Books):

#1 The Way of Kings

#2 Words of Radiance

#2.5 Edgedancer

#3 Oathbringer

#4 Rythm of War

Mistborn Era 1 (Saída de Emergência):

#1 O Império Final

#2 O Poço da Ascensão

#3 O Herói das Eras Parte 1

#4 O Herói das Eras Parte 2

Mistborn Era 2 (Leya / Tor Books):

#1 A Liga da Lei

#2 As Sombras de Si Mesmo

#3 Os Braceletes da Perdição

#4 The Lost Metal

Mistborn (Noveletas):

Secret History

Warbreaker:

#1 Warbreaker

White Sand (Dynamite):

#1 White Sand Volume 1

#2 White Sand Volume 2

#3 White Sand Volume 3

Elantris (Leya):

#1 Elantris

#* The Emperor’s Soul

Mulheres Perigosas (Saída de Emergência)

#* Sombras Para Silêncio nas Florestas do Inferno

(*) conto incluído em antologia


Avatar de Nuno Ferreira

2 respostas para “Estive a Ler: The Lost Metal, Mistborn 2.ª Era #4”.

  1. Avatar de As Escolhas de 2023 – Notícias de Zallar

    […] Lost Metal, Mistborn Era 2 Vol 4, de Brandon SandersonLê aqui a […]

  2. Avatar de Vamos Falar de 2023 – Notícias de Zallar

    […] O Intruso de Stephen King 2. The Lost Metal [Era 2 Mistborn #4] de Brandon Sanderson 3. A Senhora do Lago Parte 2 [The Witcher #8] de Andrzej Sapkowski4. […]

Comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com